La Maquina

Proposta para a nova sede da companhia artística francesa La Machine, como parte de um plano de revitalização da área de Poblenou, em Barcelona. O sítio é a fábrica têxtil de Can Ricart, que prosperou na época anterior ao planejamento Cerdá, introduzindo ao projeto o desafio de se lidar com estruturas em ruínas aliadas a uma nova arquitetura.

A arquitetura foi guiada por dois conceitos; O primeiro, sobre forma, é uma resposta à pergunta “como se relacionar com o passado?” e pode ser definido pela palavra TENSÃO.
Cada adição procura flutuar ou conflitar visualmente com o existente, sem nunca “toca-lo" de fato. A tensão dessa proximidade traz dinamismo à composição e tensão entre seus elementos

O segundo conceito, sobre função, pode ser definido pela palavra JORNADA. 
Ele explica como o projeto funciona de maneira diferente para trabalhadores da companhia e visitantes, onde ambos conseguem aproveitar as melhores características de cada espaço, sem interferir nas atividades do outro. Um caminho é criado para os visitantes, que podem entender e observar o trabalho dos artistas, e terminar sua jornada no espaço público mais importante do complexo, o pátio interno. Aqui se desenvolvem todas as atividades culturais de La Machine, incluindo show, exibições de filmes e uma grande parada com as máquinas criadas nos grandes ateliês.
La Máquina
Published:

La Máquina

Published:

Creative Fields